Gestão de materiais
1. A GESTÃO DE RECURSOS NAS EMPRESAS
A gestão de recursos tem a finalidade de eliminar desperdícios, em função de sua presença diminuir a capacidade da empresa para competir no mercado. Assim administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.
O espectro de recursos administráveis é bem amplo, podendo desdobrar-se em uma infinidade de disciplinas, cada uma delas com características peculiares, necessitando profissionais especialmente formados e treinados para tal.
Os recursos podem ser divididos em:
* Bens Duráveis - são os recursos materiais necessários para o funcionamento da organização e cuja reposição é eventual. Aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos (exemplo: computadores, mesas, aparelhos de fax, eletrodomésticos, automóvel, etc.).
* Bens Não Duráveis - exigem uma reposição mais frequente de seu estoque. São aqueles feitos para serem consumidos imediatamente e de forma generalizada (exemplo: produtos alimentícios, roupas, sapatos, água, etc.).
* Bens Duráveis de Propriedade de Terceiros - são utilizados pela organização, de forma frequente ou eventual.
1.1. OS TIPOS DE RECURSOS
Como mostra a Figura 1 às empresas precisam e têm a sua disposição cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, de capital ou financeiro, humano e tecnológico.
Figura 1 - Recursos a Disposição das Empresas * Materiais - Engloba a sequência de operações: identificação do fornecedor, compra do bem, recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte durante o processo produtivo, armazenagem como produto acabado e, finalmente, a distribuição ao consumidor final.
* Patrimoniais - Trata da sequência de operações que, assim como a administração de recursos