Gestao de materiais
Estoque é o armazenamento de materiais necessários para que haja operações sejam elas de venda ou de produção, de médio ou grande porte. Qualquer organização comercial que tenha como objetivo o fornecimento direto ou indireto de produtos acabados, ou de materiais para produtos em elaboração, requer um armazenamento de materiais, a questão é como manter esses recursos em equilíbrio onde não haja esperdício nem necessidades. Administração de materiais pode melhorar o abastecimento contínuo de itens que a instituição necessite para manter suas operações em funcionamento. A aplicação correta de recursos no estoque pode ser um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, pode ser possível contribuir para o melhoramento do lucro sobre o capital investido. De acordo com Slack, Chambers, Harland et AL.(1997,p.423), esse conceito originou-se na função de compras em empresas que compreenderam a importância de integrar o fluxo de materiais a suas funções de suporte, tanto por meio do negocio, como por meio do fornecimento aos clientes imediatos.
Tipos de produtos em estoque Matéria-prima - É o material básico necessário para a fabricação de um determinado produto. Produtos em Processo - São aqueles que estão nas diferentes etapas (fases) de elaboração do produto final. Produtos Semi-acabados - São aqueles saídos da produção que, para serem considerados acabados, passarão ainda por diversas fases do processamento. Produtos Acabados - Artigos produzidos ou comprados destinados à venda, distribuição ou consumo final.
Objetivos da gestão de estoque
De acordo com Ching Yuh Hong (2010, p.21) planejamento do estoque consiste na determinação dos valores que o estoque terá com o correr do tempo, bem como na determinação das datas de entrada e saída dos materiais do estoque e na determinação dos pontos de pedido de material. O controle consiste no registro dos dados reais,