ESCRITA DE SINAIS
ACADÊMICOS :
Ana Cristina Silva
Carlos Augusto
Graciela veronez
Mario Garcez
Tânia Guarentti
►
O presente trabalho relata sobre uma breve consulta no tema de escritas de sinais, onde podemos analisar o método de ensino utilizado para pessoas surdas. As escritas de sinais é muito importante e deve ser difundida por pesquisadores, usuários e aprendiz, ajudando a aumentar o léxico de sinais . Onde vamos relatar um pouco sobre o sistema SignWriting o mais usado no Brasil.
Alfabeto Escrita de Sinais no Sistema Sing Writing
Números em Sing Writing
► Os
sistemas de sinais denominados
Sign Writing é composto de informações referentes às mãos, movimentos e expressão facial e corpo. A expressão facial do corpo e o movimento são muito importantes para línguas de sinais.
►O
sistema Sign Writing foi desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton, por volta da década de 70, quando estava na
Universidade de Copenhague, na
Dinamarca, grafando balés tradicionais através de um sistema criado por ela para esta finalidade, o DanceWriting. Sutton despertou a atenção de pesquisadores da língua de sinais.
►
O sistema SignWriting é o mais usado no Brasil e em todo o mundo. Através dele é possível escrever qualquer sinal. ► Assim
como o português na forma oral é a primeira língua para indivíduos ouvintes nascidos no Brasil, a Língua
Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua dos surdos, ou sua língua materna.
► Considerando
que aproximadamente 95% dos surdos são filhos de pais ouvintes e 5% são filhos de pais surdos, o surdo está exposto à língua portuguesa no seu núcleo familiar e social, entretanto, ele também está incluído em uma comunidade surda, onde a Libras é a língua dominante.
escrita de sinais, ilustrações e uma versão em português. Voltadas para o público surdo infantil