Escravidão moderna
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Orientação de TCC II
ESCRAVIDÃO MODERNA
Perfil Social/2010
Integrantes:
ANTONIO GUEDES DE SOUZA
CORDELIA PEREIRA COSTA
JULIE CRISTINE ROCHA BASTOS
TATIANE DE CARVALHO SOUZA
Professores Avaliadores:
JANETHE CAMPOS CARAÇA
Nota: 9,00
Cidade: Santo Amaro
Data: 05/2010
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
RESUMO:
O presente artigo demonstra que embora a escravidão no Brasil tenha sido extinta em 13 de maio de 1888, ainda encontra-se no território nacional, condições de trabalhos análogos à escravidão, mascarada pela expressão de trabalhos forçados. A escravidão moderna, como é intitulada nos dias atuais quase sempre inclui o uso de violência e exploração comercial nas suas diversas formas, onde seres humanos, em especial crianças e adolescentes, são submetidos a tais práticas para fins de exploração sexual comercial, sem nenhum direito, a não ser o de trabalhar e sustentar as redes de favorecimento para este tipo de servidão, utilizando-se do comercio de pessoas como simples objetos em transações mercantis.
PALAVRAS CHAVE: Escravidão Moderna; Crianças e Adolescentes; Exploração Sexual Comercial.
INTRODUÇÃO
1. Introdução
Ainda encontram-se no território nacional condições de trabalhos análogos à escravidão. A exploração sexual comercial é uma forma moderna de escravidão, pois suas vitimas exploradas encontram-se envolvidas numa relação de opressão e subordinação.
Através do tráfico humano, mulheres, crianças e adolescentes são utilizados como simples objetos para fins de exploração sexual comercial, onde o corpo é usado em valor de troca e obtenção de lucro, violando os direitos civis, sociais, econômicos e culturais dessas vítimas.
A exploração sexual comercial é um problema de ordem mundial que está presente em todas as classes sociais, e é organizada através de redes de favorecimento controlada