Errr
A etapa de sensibilização deu-se através de seminários à alta direção da empresa, onde procurou-se definir o que é estratégia industrial, qual sua função, seus benefícios e qual a razão de interesse por ela.
A missão definida pela diretoria da empresa foi: “Fabricar e comercializar acessórios que promovam um repouso confortável para as pessoas.” Portanto, a diversificação pode ser dar segundo variações da matéria-prima utilizada na fabricação de colchões e na criação de novos produtos, por exemplo. Entretanto, deve-se ter em mente que uma missão não deve ser definitiva, devendo esta se adequar às mudanças que possam afetar a empresa.
Os objetivos gerais traçados para a empresa foram: Buscar maior participação no mercado de colchões populares e buscar diversificação com produtos mais elaborados, de maior valor agregado, para atingir nichos de mercado.
No caso da empresa em questão há somente segmentação quanto às características dos compradores, fundamentalmente determinada pela classe social dos mesmos. As aplicações do produto e as tecnologias utilizadas diferem muito pouco para o mix de produtos da empresa.
Para o diagnóstico estratégico organizou-se duas reuniões (uma para análise externa e outra para análise interna) no período noturno (fora do expediente), com a presença dos três diretores e de mais sete gerentes/supervisores, administrativos e do setor de produção.
Foram formados três grupos para a realização do brainstorming, onde os presentes foram apresentando suas percepções sobre ameaças que a empresa estava sofrendo, as oportunidades mercadológicas que a empresa poderia aproveitar, os pontos fortes da organização e as deficiências apresentadas pela empresa.
Os resultados destas reuniões foram compilados e sintetizados na Tabela 1, para análise externa e na Tabela 2, para a análise interna.
OPORTUNIDADES AMEAÇAS
- Lançar novos produtos;
- Abrir novos mercados;
- Consolidar os atuais mercados;