Escopo
Em um mercado em constantes transformações, na qual a tecnologia e a economia tornam-se mais importantes, influenciado o comportamento do consumidor e consequentemente exigindo das empresas mais qualidade.
Neste ambiente, é imprescindível que as organizações procurem saber qual a sua posição no mercado para determinar onde pretendem chegar e o que devem fazer para atingirem os seus objetivos.
Para isso, é importante que as organizações conheçam seu negócio, buscando melhorar continuamente a forma de realizar as suas atividades, identificando quais as oportunidades e ameaças existentes no mercado e procurem aproveitar aquelas oportunidades que mais favoreçam o desenvolvimento da empresa.
Outro fator importante é estar sempre atualizado e mantendo contado com os clientes e concorrentes, para poder determinar quais objetivos pretendem atingir, para assim, alcançar os resultados desejados.
Por essa razão é necessário fazer um planejamento estratégico que visa identificar as ameaças e oportunidades, forças e fraquezas, e a partir dai formular estratégias possíveis para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças e assim cumprir a missão estabelecida.
O planejamento estratégico é uma das ferramentas que possibilita aos empreendedores administrar melhor os seus negócios e independentemente do tamanho da empresa é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias.
O planejamento estratégico tem como objetivo realizar um diagnóstico do ambiente externo e interno da empresa para detectar as oportunidades e ameaças, as forças e as fraquezas e consequentemente estabelecer sua missão, os objetivos e as estratégias das empresas.
2. METODOLOGIA
A metodologia utilizada no decorrer deste artigo foi baseada em fontes didáticas onde os tópicos abordados são traçados ao planejamento estratégico das organizações.
3. A NECESSIDADE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Segundo Daiane Santana Diretora administrativa da RPjr (Empresa júnior de