Escolas Teoria da Administração
Curso: Ciências Contábeis – Fase 1
Disciplina: Teoria da Administração
Profº: Aldo Kaestner
Aluna: Daniela Carolina Tambosi Sasse
Resumo das Escola da Administração
1.0 Escola Normativa
Foi fundada por Fayol e é também conhecida como Escola Classica. Ela tem 6 funções básicas que são: Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Contabilidade e Administrativa. Ela contribuiu para a pratica da administração com maior eficiência no processo de produção, melhores condições de trabalho, estruturação e aplicação dos princípios da administração.
A escola teve algumas criticas, entre elas foi à elevada abordagem simplista, falta de flexibilidade, elevado nível de mecanismo, inadequado tratamento das questões pessoais e o baixo rigor cientifico.
2.0 Escola Burocrática
Foi Fundada por Max Weber em 1910. A Teoria da Burocracia teve algumas contribuições para a pratica da administração, como a definição dos níveis de autoridade decisória e mando, a interação entre as atividades/hierarquia x competência/conhecimento e como colocar ordem na casa e quem é quem. Para Weber a burocracia procura ser um mérito: a promoção deve vir a partir deste mérito.
Ocorreu algumas criticas a teoria da Burocracia relacionadas a dificuldade de adequação das organizações ao acelerado ritmo das mudanças, a elevada ênfase nos métodos e procedimentos administrativos.
3.0 Teoria das Relações Humanas
Ela iniciou em 1932 e foi liderada por Elton Mayo. Ela foi um movimento de oposição a Teoria Clássica que tinha métodos rigorosos que os sindicatos de trabalhadores não aceitavam. Sendo assim, ele democratizou a administração americana, libertando os trabalhadores dos rígidos padrões da teoria antiga. Ela teve também alguns fatores de influencia da liderança nas organizações que foram: a supervisão, a motivação, o treinamento, a comunicação, a administração participativa e o comprometimento.
Ela teve