Trabalho de Ética e Formação do Profissional de Educação
ADRIANO BERTHOLINE
ÉTICA E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO
EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SERRA-ES
2013
ADRIANO BERTHOLINE
ÉTICA E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação em EJA – Educação de Jovens e Adultos para a disciplina de Ética e Formação do Profissional de Educação.
SERRA-ES
2013
INTRODUÇÃO
O tema da ética nos negócios tem se tornado algo presente no universo corporativo. Não se trata apenas de uma preocupação de poucos líderes, mas de todos nas organizações e como não poderia ser; principalmente nas empresas onde os clientes são alunos. São inúmeras as razões para o surgimento de organizações em promover ética.
Entre as razões que tem promovido à ética no ambiente empresarial-educacional destacam-se os proporcionados pela venda das provas em concursos, pelo assédio social, discriminação pelo gênero, nas escolas, nas empresas, acarretando perda de confiança na reputação da organização, e em algumas, multas elevadas, desmotivação dos professores, empregadores, dentre outros.
Para que as organizações estejam compromissadas com a ética no relacionamento com seu público é preciso que a alta administração esteja consciente de que a forma de atuação da empresa no mercado externo, refletirá internamente. Trocando em miúdos, não se pode exigir do colaborador uma conduta ética, se a empresa pratica procedimentos inaceitáveis. O funcionário reflete os padrões éticos da empresa.
Um dos perigos que dificultam o bom andamento da ética na empresa é o excesso de burocracia. Sempre existe a possibilidade da empresa não cumprir com alguma de suas instruções. Onde se criam dificuldades, há sempre alguém vendendo facilidade.
As empresas educacionais são aquelas que melhor se espelham na ética são aquelas que se comunicam e promovem a comunicação interna e