Escolas fundadas no brasil colonial, imperial e republicano.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC
Curso: Técnico em Química
Microbiologia e Biotecnologia
Pré-Projeto
Caxias-MA
19/Fev/2013
Diretoria de Desenvolvimento ao Ensino
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC
Curso: Técnico em Química
Microbiologia e Biotecnologia
Pré-Projeto
Processos Fermentativos: Produção do Iogurte Rayane de Andrade
Natalia Sousa
Maria José
Raylane Pinho
Dayane Pereira
Dayse Prado
Caxias-MA
19/Fev/2013
Introdução:
O iogurte é produzido através de leite fermentado por bactérias, usualmente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, e possui uma consistência que o diferencia de outros produtos derivados de lacticínios. Contém todos os constituintes nutricionais do leite, com exceção da lactose, reduzida durante a fermentação, revelando-se vantajoso para quem não digere bem o leite.
A origem do iogurte não é um fato consolidado, mas existem alguns episódios espalhados pelo mundo que indiciam a idade deste alimento. Um destes episódios está relacionado com a descrição deste alimento como sendo de “maior digestibilidade comparativamente ao leite e o seu efeito benéfico e purificador no excesso de bílis e nos problemas de estômago”.
Este lacticínio era considerado um medicamento, vendido apenas em farmácias, no entanto, o seu consumo generalizou-se na Europa, incluindo Portugal, e entrou nos consumos alimentares, a partir da década de 50. Neste momento, os iogurtes são consumidos como pequeno-almoço, almoço, lanche ou até mesmo jantar ou ceia.
Em Portugal, onde é rara a produção caseira de iogurte, as indústrias presenteiam, sobretudo a crianças, adolescentes e pessoas interessadas em perder peso. Para isso, desenvolveu vários tipos de texturas (por exemplo: