Escolas Econômicas
1. Explique quais as principais regulamentações e intervenções exercidas pelo governo nas leis de mercado à época do mercantilismo. Por qual razão o governo exercia uma intervenção desse tipo?
2. Explique a causa da riqueza das nações para os clássicos. Aponte a diferença básica da concepção clássica em relação à mercantilista no que se refere a essa questão.
3. O laissez-faire ou liberalismo econômico é a defesa intransigente da não-intervenção do Estado nas leis de mercado. Tal defesa é consequência do modo como os clássicos viam a ciência econômica. Explique essa afirmação.
4. Explique a teoria do valor-trabalho de David Ricardo. Por que os clássicos não utilizaram o conceito de utilidade na elaboração da teoria do valor?
5. O capitalismo para Karl Marx é um modo de produção específico, determinado historicamente e que surgiu aos poucos com a dissolução do mundo feudal. Quais os traços mais característicos do capitalismo, segundo Marx?
6. Marx fez importante distinção entre trabalho e força de trabalho. Como se determina, segundo ele, o valor da força de trabalho? Explique o que é mais-valia absoluta e mais-valia relativa.
7. Qual a importância atribuída pelos neoclássicos à utilidade na determinação do valor de uma mercadoria? Qual a principal diferença neste campo com a escola clássica?
8. Explique, segundo os neoclássicos, o conceito de utilidade marginal. Qual a influência desse conceito sobre o comportamento dos consumidores e dos produtores?
9. Qual a principal diferença entre a Lei de Say (Escola Clássica) e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
10. Qual o problema central abordado por John M. Keynes em sua principal obra, a Teoria Geral? Qual a sugestão de Keynes para resolver este problema?