Escolas da administração
A Revolução Industrial tomou forte impulso por volta do século XVIII. Houve o crescimento acelerado e desorganizado das organizações, aqueles que desenvolveram a teoria clássica da administração, atenderam as necessidades de um mundo industrial em expansão.
No início do século XX, surgiram duas orientações diferentes:
A administração científica – Criada por FREDERICK W.TAYLOR, PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, onde a ênfase era nas tarefas.
Taylor reconheceu que eram essencialmente os trabalhadores que moviama as fábricas, então a prosperidade nas organizações seria alcançada com altos salários e baixo custo de produção. Ele fez a organização racional do trabalho, onde se executa tarefa por tarefa e qual a melhor forma de fazê-la, para eliminaro desperdício do esforço humano, aumentando a produtividade e diminuindo a fadiga humana.
A Teoria Clássica: Henri Fayol -(A ênfase era na estrutura da organização).
FAYOL DEFINIU AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO, QUE SÃO:
Planejamento
Organização
Direção
Controle
• A ABORGAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
A Revolução Industrial atingiu também as relações humanas, como o aumento cada vez maior da tecnologia, as pessoas se tornaram mais dependentes umas das outras e os probleams de trabalharem em conjunto mais difíceis.
Devido a está necessidade de trabalhar em grupo a êmfase desta abordagem está na valorização das relações humanas.
O maior marco na teoria do comportamento humano foi a Experiência de HAWTORNE. O propósito da experiência de inicial era verificar o efeito da iluminação no trabalhador e em seu trabalho.
As conclusões mais importantes da experiência de Hawtorne foram:
A integração social é que determina o nível de produção;
Os indivíduos agem em grupo e não isoladamente;
A importância do conteúdo do cargo do individuo;
Ênfase nos aspectos emocinais.
• A ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
A abordagem estruturalista foi