escolar
1. O que entende por processo cognitivo?
Processo cognitivo é uma atividade intelectual implicada na compreensão, processamento, utilização e comunicação do saber.
2. Indique os principais processos cognitivos.
O processo cognitivo é uma atividade complexa que se realiza à custa de outros processos e que são os seguintes: 1 – perceção, para contactar e apreender os objetos; 2 – aprendizagem, para adquirir conhecimentos e condutas novas; 3 – memória, para conservar o que se aprendeu.
Perceção
3. Defina perceção.
Perceção é o processo de organização e interpretação da informação proveniente dos estímulos do meio, de modo a identificarmos os objetos e acontecimentos significativos que nele ocorrem.
4. Porque se afirma que a perceção é seletiva?
A perceção é seletiva, o que significa que não tomamos consciência de tudo o que se passa à nossa volta. Há muitos estímulos perante os quais nos comportamos como se não existissem. Inerente à perceção, existe a atenção que é um processo capaz de bloquear uma quantidade muito grande de estímulos que só iriam perturbar a atividade cerebral de descodificação. A atenção, mecanismo selecionador de estímulos, é, por consequência, um mecanismo protetor do cérebro.
5. Quais os fatores da atenção?
A atenção é condicionada por duas ordens de fatores. Uns, inerentes ao objeto, servem para os evidenciar, de modo a cativar a atenção do sujeito. São eles: a intensidade, o contraste, o tamanho, a cor, o movimento, a luminosidade e a novidade. Outros, ligados ao sujeito, predispõem-no a dar atenção a umas coisas e não a outras. Entre eles, as necessidades, as motivações, os gostos, os hábitos, as expectativas, a profissão e a experiência passada.
6. Mostre a relevância da segregação figura-fundo no processo percetivo.
O campo percetivo é constituído por figuras que se destacam de fundos. Figuras e fundos apresentam caracteres opostos, pelo que se segregam mutuamente. Em termos percetivos, esta segregação