Escolar
Na Anglo-América para 1840 , Esther A. Howland começou a vender a primeira massa de cartões postais Valentine, conhecido como "dia dos namorados", com símbolos como a forma de coração ou Cupido . Também neste dia é tradição comum de dar rosas para aquelas pessoas que têm um carinho especial.
Várias teorias dão a esta data a origem do Dia dos Namorados. Nos países nórdicos durante este tempo quando emparelhado e acasalou pássaros, portanto, este período é visto como um símbolo do amor e da criação.
Alguns acreditam que é uma festa pagã cristianizada, como na Roma antiga foi feito o culto do deus do amor, cujo nome grego era Eros, a quem os romanos chamavam Cupido. Nesta celebração favores são pediu a Deus através de presentes ou ofertas para alcançar e encontrar o seu amor perfeito.
Muitos pensam que Valentine é comemorado recentemente e veio com o interesse dos grandes shoppings, mas as suas origens remontam à época do Império Romano .
Valentine era um padre que, por volta do século III, exercido em Roma . Governou o imperador Claudius II , que decidiu proibir a celebração de casamentos para os jovens, pois, em sua opinião os soldados solteiros sem família eram melhores porque tinham menos laços.
O padre sentiu que o decreto foi injusto e desafiou o imperador. Realizada em casamentos secretos para os jovens amantes (daí tornou-se popular que Valentine é o santo padroeiro dos namorados). O Imperador Claudius descobriu e como Valentine gozava de grande prestígio em Roma, o imperador chamou-o ao palácio. Valentine tomou essa ocasião para fazer proselitismo cristianismo.