escola
JESSICA FERREIRA BARBOSA
JESSICAFERREIRABARBOSA1@HOTMAIL.COM
MSC.HELEN TATIANA DOS SANTOS-LIMA
HELEN.TATIANA@HOTMAIL.COM
Resumo: Atualmente, o pedagogo pode desenvolver sua função em espaços diferenciados que não apenas o escolar. Sabendo disso, este estudo buscou identificar qual a atuação do pedagogo em organizações públicas do DF. Para alcançar este objetivo, uma pesquisa de abordagem quantitativa se propôs por meio da aplicação de questionários a pedagogos de instituições públicas do DF. Os resultados permitiram concluir que o pedagogo desenvolve funções dentro da organização que estão além de ato de educar.
Introdução
O pedagogo ao longo da história atuava somente na sala de aula, a formação de professores, o antigo magistério, não permitia uma atuação fora do ambiente escolar, porém com as mudanças tecnológicas, educacionais e científicas por que a sociedade vem passando, e aberto um leque de oportunidades para o pedagogo podendo esse atuar em espaços não escolares, sendo o principal deles as empresas e organizações públicas. O pedagogo foi inserido nesse mercado como um educador para capacitar pessoas, porém ainda não é elucidada com precisão, mas sabe-se que seu papel é de grande importância para o ambiente organizacional devido a sua formação humana, que faz com que suas técnicas e métodos de atuação envolvam o processo de ensino/aprendizagem, não apenas treinando, mas capacitando emocionalmente,
intelectualmente,
e
profissionalmente
para
desenvolver os colaboradores em todos os aspectos. Diante disso, analisar a atuação do pedagogo em organizações públicas do DF e tentar compreender tal universo delineando precisamente seu papel na organização, para isso é preciso definir o que é realmente a pedagogia organizacional e quais as atividades e competências necessárias para o pedagogo diante desse mercado.
Referencial teórico
A pedagogia é uma ciência que se