escola nova
Unidade II
Esta Unidade II é composta por quatro partes ou capítulos. Na primeira (“O Método Clínico de
Piaget”), você irá conhecer a metodologia utilizada por esse autor para estudar o desenvolvimento cognitivo da criança. Para isso, serão apresentados as provas operatórias, os critérios para aplicação das mesmas, bem como a atitude do experimentador durante a entrevista.
Da mesma forma, serão conhecidas as respostas e as reações que a criança pode apresentar e os critérios e os procedimentos para avaliação das mesmas. Na segunda parte (“O jogo em uma perspectiva psicogenética”), serão apresentados os tipos de estruturas que caracterizam os jogos infantis e sua relação com o desenvolvimento. Destacaremos, também, a construção do significado da regra pela criança em relação ao desenvolvimento do julgamento moral.
Na terceira (“O desenho em uma perspectiva psicogenética”), estudaremos a evolutiva do grafismo infantil como uma das manifestações simbólicas do pensamento da criança a partir de dois autores,
Luquet e Lowenfeld, e as implicações dessa avaliação em um contexto interventivo no cotidiano educacional. E, na última parte (“Piaget e a Educação”), exporemos críticas importantes desse autor frente à escola tradicional e finalizaremos discutindo, numa visão piagetiana, algumas contribuições do jogo para a escola e para a vida.
Após esta breve apresentação dos conteúdos da Unidade II, convidamos você a continuar este fascinante estudo da teoria piagetiana.
5 O Método Clínico de Piaget
5.1. Fundamentos históricos e metodológicos
Os estudos piagetianos sobre o conhecimento estão alicerçados em bases epistemológicas, mas diferentemente dos epistemólogos de sua época, que se baseavam na razão pura, Piaget se propõe a realizar uma verificação experimental, para a qual utilizou o método clínico com as adaptações que o objeto de estudo requeria (VISCA, 1997).
Observação
O método clínico não é uma criação piagetiana, como muitos