Escola moderna
Na administração por processos o cliente é o foco. E necessário observar os processos principais de uma instituição e trabalhar toda a administração a partir dos clientes, pois assim se obtém mais produtividade. Não sendo viável dividir a empresa em partes fragmentadas dificultando assim a visão do todo. Segundo o professor José Ernesto Lima Gonçalves, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), processo se define como “um grupo de atividades realizadas numa sequencia lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço que tenha valor para um grupo específico de clientes”.
Existem duas formas de funcionamento dos processos: o tempo entre o pedido e a entrega do produto ao cliente e o tempo de processamento do serviço prestado. Esta teoria por processos visa diminuir o tempo de realização destes dois processos. Os valores são os clientes, o produto e o fluxo do trabalho. A gestão por processos modifica o antigo sistema em que o colaborador conhecia somente a sua parte na produção.
Os funcionários que trabalham neste tipo de metodologia são multifuncionais, operando assim em diversas áreas do negocio, tendo assim um organograma horizontal. Saindo da mesmice na atividade profissional e sendo motivado a cumprir as metas dentro do prazo estipulado para a equipe. É preciso enxergar o funcionamento da empresa por processos e adotar os indicadores de desempenho.
Há dois tipos de processos: os centrais e os de apoio. Os processos centrais são sempre orientados para fornecimento do produto ou serviço para o cliente. Os processos de apoio sustentam as centrais ou medem seu desempenho. Os mais importantes são: Administração financeira, contabilidade, Recursos Humanos e compras.
A IMPLANTAÇÃO
Para implantar a gestão por processos é preciso capacitar o pessoal envolvido, e entender os desafios da empresa utilizando os processos fundamentais, identificando a melhor maneira de contribuição para o funcionamento dos processos e a negociação com a