História da psicologia
1 – Para os autores, deste artigo, como se deu a construção da psicologia? Simplifique.
À medida que os homens vão construindo a si e a seu mundo, também se inicia a busca por respostas para seus questionamentos que comprovem e expliquem a origem, as causas e as transformações do mundo, assim como o comportamento e a conduta humana, encerrando uma visão mítica e religiosa que se tinha da natureza e a partir disso adotar uma forma científica e racional de pensar e agir.
Com essa evolução do homem que passa a ser racional pensante e presente no mundo, a psicologia trata-o como ciência, através de estudos e métodos experimentais e quantitativos que vão ser utilizados para revelar e explicar os processos de seu desenvolvimento e a sua conduta humana. Tornando objeto principal de estudos da psicologia o homem e o meio (natureza).
2 – Quais as principais influências encontradas na história da psicologia? Exemplifique.
Encontramos influencias da filosofia, por meio dos filósofos sofistas, como: Aristóteles, Sócrates e Platão, através das questões: Como estou aqui? Para que serve pensar? Para onde vou?. Vemos também idéias e concepções antropológicas e sociológicas. E, claro, a influência direta do seu objeto de estudos com percepção, emoção, imaginação, memória e linguagem.
PRIMEIRAS NOÇÕES DA PSIQUE: DAS CONCEPEÇÕES ANIMISTAS ÀS PRIMEIRAS CONCEPÇÕES HIERARQUIZADAS EM ANTIGAS CIVILIZAÇÕES
1 – Explique e justifique a afirmação: “O estudo cientifico da psicologia é fundamental e deve sustentar as ações profissionais do psicólogo. No entanto, não se pode negligenciar o estudo das crenças que envolvem as ações humanas e o modo de refletir sobre essas ações.”
Partindo da idéia inicial do artigo, nota-se que o estudo de mudanças no pensamento filosófico e nas discussões metafísicas sobre a natureza humana é de extrema importância para o conhecimento psicológico. Dessa forma, a psicologia