Serviço social
Faculdade de Ciências Campus de Bauru
ANA MARIA DE OLIVEIRA BENTO
PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FRENTE À FUNÇÃO DO PEDAGOGO NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
BAURU 2007
2
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Faculdade de Ciências Campus de Bauru
ANA MARIA DE OLIVEIRA BENTO
PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FRENTE À FUNÇÃO DO PEDAGOGO NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Trabalho apresentado como exigência parcial para a Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências UNESP – campus de Bauru sob a orientação da Profª. Drª. Eliana Marques Zanata
BAURU
3
2007
Agradecimentos
Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para que este trabalho se tornasse realidade e agradeço de forma especial a minha orientadora Profª Drª Eliana pelo seu carinho e paciência.
4
Dedicatória
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, ao meu marido José Bento e aos meus filhos, Sílvia Helena e Fábio Augusto, obrigada por vocês existirem em minha vida.
Dedico também as minhas amigas de faculdade, companheiras nessa caminhada que sempre tiveram palavras de estímulos nos momentos difíceis.
5
i.RESUMO
O presente trabalho se propõe a investigar qual é a concepção que uma equipe multidisciplinar tem sobre a função do pedagogo em uma equipe atuando em uma escola de educação especial. Assim, em por objetivos levantar a concepção que a equipe multidisciplinar de uma escola especial tem sobre a função do pedagogo, traçar um paralelo entre a concepção da equipe e a real formação do pedagogo e apontar possíveis intervenções visando a otimização da função do pedagogo ou a conscientização de seu papel. A opção metodológica se deu pela pesquisa qualitativa, na qual adotamos como instrumentos de coleta de dados um questionário com sete perguntas fechadas e uma aberta e uma entrevista gravada semi-estruturada com duas questões, sendo que para a