escola libertária
Francisco Ferrer nasceu em Alella próximo a Barcelona- na Espanha em 1959, sua família era agricultores e Ferrer teve uma educação conservadora e autoritária com uma forte base no catolicismo.
Mas ele se considerava um autodidata ( é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter professor ou mestre) ou seja, o próprio indivíduo com seu esforço particular busca e pesquisa o necessário para sua aprendizagem.
Ele era um pensador anarquista, fundou a escola moderna e foi influenciado por alguns pensadores dentre eles: Godwin, kropótkin, Bakunin.
Em 1901 foi fundada a primeira Escola Moderna e colocada em prática revolucionando o método do ensino tradicional, com base no pensamento livre.
Valorizava a educação láica que predominava o poder da comunidade e não do Estado e/ou da igreja.
A escola tradicional segundo Ferrer era um meio muito poderoso, no qual os dirigentes subjulgavam as crianças a hábitos de obediência , em que as crianças tinham que pensar de acordo com seus dogmas sociais.
Para Ferrer, o ensino deveria funcionar como um instrumento de mudança, de ser livre e bem como independente.
Abolindo os métodos de castigos e recompensas que a escola tradicional defendia, não havia competição entre os alunos pois buscavam a formação de pessoas bem equilibradas e autônomas.
Conforme Ferrer: Prefiro a espontaneidade livre de uma criança que não sabe nada, à instrução de palavras e a deformação intelectual de uma criança que sofreu a educação atual.
Ele foi fuzilado em 1909, após ter sido acusado de ser o principal instigador dos protestos que ocorreram durante a semana trágica em Barcelona, no mesmo ano.
A Pedagogia Institucional
Os mais importantes representantes da pedagogia institucional foram: Michel Lobrot, Fernand Oury e Aïda Vásquez.
Instituição: são regras que regem uma sociedade ou entidade para atingir um