Escola: Leitura e Significação
EDNAZILDA SOUZA DOS SANTOS
ESCOLA: LEITURA E SIGNIFICAÇÃO
Feira de Santana
2011
EDNAZILDA SOUZA DOS SANTOS
ESCOLA: LEITURA E SIGNIFICAÇÃO
Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Docência do Ensino Superior.
Orientador: Murillo Neto
Feira de Santana
2011
Ednazilda Souza dos Santos1
RESUMO O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, certamente, como o um dos mais valorizados e exigidos pela sociedade. Afinal, a leitura é um dos meios mais importantes para a aquisição de novas aprendizagens, uma vez que possibilita ao educando construir e fortalecer ideias e ações. Nessa perspectiva, a presença do professor torna-se imprescindível para que a aprendizagem ocorra de maneira prazerosa e significativa, pois para que os alunos desenvolvam o hábito da leitura faz-se necessário que o docente encontre mecanismos que despertem no seu público alvo o gosto pela leitura. Com objetivo de identificar e verificar como é vista a significação da leitura para os alunos dos sextos e sétimos ano. Foi realizado um estudo de caso a partir de análise quantitativa com questionário estruturado fazendo abordagem qualitativa a respeito do tema. As questões teóricas fundamentam-se em Ramal, Soares, Martins entre outros. Em que foram entrevistados 60 alunos dos turnos: matutino e vespertino, do Centro Educacional Professora Eloína Moraes Porto, situada a Avenida Vicente Barreira, 200, Centro, Itapebi-Ba.
Palavras-chave: Leitura, aprendizagem, escola, significação, sociedade.
Escola: Leitura e significação
Introdução
Nas últimas décadas, muito se tem discutido a respeito da leitura para o crescimento intelectual, psicológico e social do homem. Diante dessa temática, é possível constatar nas escolas