ESCOLA ESTADUAL S O JO O BATISTA
Curso de Formação De Professores – Nível Médio – ED. Infantil
CONHECIMENTO
Aleksandra Gomes dos Santos
Deisiane Vieira
Francislaine Tairine Paranhos Silva
Gleisielly Stéfane Silva Moreira
Luana
Uiany Stéfane Fernandes
Itamarandiba, 06 de Abril de 2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 04
3. CONCLUSÃO.....................................................................................................09
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................10
INTRODUÇÃO
O conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo a penetrar nela, faz do ser humano um ser diverso dos demais, na medida em que lhe possibilita fugir da submissão à natureza.
O homem atua na natureza não somente em relação ás necessidades de sobrevivência, mas se dá principalmente pela incorporação de experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração, através da educação e da cultura.
O conhecimento só é perceptível através da existência de três elementos: o sujeito cognoscente, o objeto e a imagem, tem o poder de transformar a opacidade da realidade em caminho iluminado, de tal forma que nos permite agir com certeza, segurança e precisão, com menos riscos e menos perigos.
A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento, que são eles; Conhecimento mítico, teológico ou religioso, filosófico, cientifico, técnico, senso comum, e artístico ou estético.
CONHECIMENTO
O conhecimento é uma relação que se estabelece entre um sujeito (alguém que conhece) e um objeto (algo que é conhecido). É uma relação entre o ser humano (sujeito cognescente) e o mundo (objeto) do qual ele