Escola Empreendedora
Exemplo: Pequenas empresas que são administradas pelo próprio dono e criador do negócio são dependentes das idéias e visões dele para formular estratégias de concorrência. Por exemplo, um posto de combustível num bairro, para aumentar suas vendas ou manter seus clientes, o líder/empreendedor passa a comercializar GNV, visto que é uma tendência de novo combustível que os clientes estão aderindo e não há nenhum posto na região oferecendo este produto.
O conceito da escola pode ser aplicado em empresas mais novas que necessitam de estímulo e uma visão crítica do processo, pois as organizações precisam de líderes para sair de uma estrutura simples e tornarem-se organizações personalizadas.
A escola empreendora não apenas centra o processo em um único líder, também incentiva a instituição a ter sabedoria e experiência. A estratégia passou de projetos, planos ou posições para um foco mais central, a visão.
Esta visão serve como inspiração, pois é uma representação estratégica que foi criada na cabeça do líder como perspectiva do futuro da organização.
A estratégia é um processo baseado na experiência e na visão de forma decidida do líder, mantendo o controle da implementação, que tende a ser deliberado e emergente. Age em forma de nicho no mercado, protegendo-se contra a concorrência.
Um exemplo seria a empresa Google que hoje é uma das maiores empresas do mundo e apesar das