escola, educação física e esporte
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS.
O esporte é tratado como um fenômeno sócio-cultural, estando em grande evidência em nossa sociedade, isso através da televisão, jornais escritos, rádio, clubes, academias, praças públicas, estamos constantemente nos defrontando com ele, podendo considerá-lo como um patrimônio da humanidade. O estudo teve o objetivo de refletir sobre o esporte nas aulas de Educação Física escolar, analisando historicamente a sua inserção, bem como a forma de aplicação no ambiente formal de ensino.
A cultura corporal de movimento como referência para a Educação Física escolar deve garantir a todos o acesso a essa cultura, propiciando ao aluno condições de conhecê-la, reproduzi-la, reconstruí-la e transformá-la.
Sendo o esporte um dos conteúdos desta Educação Física escolar, torna-se fundamental oferecer um tratamento pedagógico adequado, pois caberá ao profissional identificar e apresentar aos alunos variadas possibilidades de aplicação. Precisamos definitivamente excluir da Educação Física escolar a simples reprodução de gestos esportivos, passando a ter o esporte como um forte instrumento pedagógico, formando cidadãos que reflitam sobre os valores e atitudes.
O profissional de Educação Física quando estiver trabalhando com o conteúdo esporte, propicie aos alunos condições de vivenciá-lo, não descartando a importância do aprender a realizar movimentos e gestos característicos das modalidades esportivas, porém ele não deve se restringir apenas a saber fazer.
Oferecer condições que todos, independente das diferenças, possam ser possibilitados de aprender o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física, sob o aspecto da abordagem em saber o que está sendo desenvolvido através da dimensão conceitual, aprender a saber fazer pela dimensão procedimental, refletir e agir sobre como se deve ser com a dimensão atitudinal.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES FRENTE