Escola de Tênis de Mesa
PREFEITURA
MUNICIPAL
DE
TREMEMBÉ
AGNALDO TAVARES DA SILVA
APRESENTAÇÃO:
Esse projeto tem por oferecer mais uma possibilidade do departamento de esporte se aproximar da comunidade com uma modalidade que é bem popular e de fácil aceitação. O jogo é expresso de diferentes formas, com atividades de movimentos cujo objetivo pode ser somente o de recrear. Temos como exemplo claro de jogo o tênis de mesa, conhecido desde o século XX, o tênis de mesa é um jogo de raciocínio rápido onde não existe sorte, não se aceita erros, pois o erro é fator decisivo parta o resultado da partida. O esporte consiste em uma mesa, rede, raquetes e bolinha.
O campo de Jogo é uma mesa retangular, plana e construída de material duro, de modo a que permita saltar entre 20 e 23 centímetros quando lançada de uma altura de 30,5cm. A mesa deve possuir 274 cm de comprimento, 152,5cm largura, 76 cm de altura acima do solo e espessura de 2,5 e ser pintada de cor escura à exceção das linhas de fundo, lateral e central, que são brancas – a fim de não permitir a reflexa de luz.
Ela é dividida por uma rede de 15,25cm de altura e 183 cm de comprimento, que permanece esticada, sendo fixada a suportes colocados uma entre cada linha e distante desta 15,25cm. A bola de celulóide branco ou amarelo possui um diâmetro de 3,83cm a 4,00cm; circunferência entre 11,43 e 12,06 cm e peso de 2,40 a 2,53g. A bola é impulsionada exclusivamente pela raquete de madeira, que deve ser coberta de borracha com ou sem esponja.
HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA NO BRASIL: Os iniciantes da prática no Brasil eram turistas ingleses, que, mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo em São Paulo. O nome teria de ser ping-pong a época era da “epidemia” deste nome em Londres; as dimensões da mesa, os seus praticantes possuíam de memória e a contagem era adotada na época, na Inglaterra, bem como o saque