ESCOLA DE ENFERMAGEM SÃO CAMILO
Bacteriuria Assintomática
Cistite Aguda
Pielonefrite Aguda A bacteriúria assintomática caracteriza-se pela presença de bactérias na urina sem sintomatologia específica.
Bactérias associadas à bacteriuria assintomática são aquelas provenientes da flora normal do sistema gastrintestinal, vagina e área periuretral. A Escherichia coli é por sem dúvida, o causador mais frequente. O diagnóstico é feito pela cultura de urina realizada na primeira consulta pré-natal. O achado de no mínimo 100.000 colônias/ml de urina sela o diagnóstico. Se não tratada, as mulheres desenvolverão sintomas e progressão para pielonefrite. Outras complicações são trabalho de parto prematuro (TPP), anemia e restrição do crescimento intra uterino (RCIU). A Cistite Aguda é caracterizada pela presença de disúria, polaciúria, urgência miccional, e dor suprapúbica. O diagnóstico laboratorial é dado pelo exame do sedimento urinário e pela cultura. A presença de leucocitúria (acima de 10 leucócitos por campo) e hematúria são comuns, mas não estão necessariamente presentes. O tratamento da Bacteriuria assintomática e da cistite aguda é mesmo estando recomendável por 3 a 10 dias.
A Pielonefrite aguda é uma das complicações mais comuns e mais sérias durante a gestação, ocorrendo em 1% a 2% das gestantes. Clinicamente, a sintomatologia é