Escola de Chicago
Introdução………………………………………………….2
A formação das escolas sociológicas………………………6
Robert park………………………………………………...8
Enerst burguess…………………………………………….9
Robert park & Enerst Burguess……………………….......13
Roderick mckenzie…………………………………….......15
As áreas de Chicago e processo de sucessão........................16
Black Belt – A comunidade dos negros em Chicago..........21
A família em Chicago............................................................25
Conclusão.................................................................................26
Bibliografia………………………………………………....27
INTRODUÇÃO
A Escola Sociológica de Chicago surgiu na década de 1910 por iniciativa de sociólogos americanos que faziam parte do corpo docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago, fundado pelo Albion W. Small, importante historiador e sociólogo.
Um fato que diferencia a Escola de Chicago das demais escolas de sociologia da época foi a produção de um vasto conjunto de pesquisas sociais direcionado à investigação dos fenômenos sociais que ocorriam especificamente no meio urbano da grande metrópole norte-americana, principalmente entre os anos 1915 e 1940. Este conjunto de estudos tinha como característica principal a ênfase nas pesquisas de campo realizadas em meio urbano abordando os problemas típicos das grandes metrópoles, a partir de um estudo que contemplava principalmente a estrutura urbana e a ecologia humana, tendo a cidade como objeto de estudo principal. A orientação pragmática da sociologia americana buscava dar a máxima atenção aos temas urgentes da imigração nas metrópoles, da população marginalizada e da criminalidade crescente. Desta forma, tornou-se a primeira Escola a tomar a cidade como seu objeto privilegiado de investigação.
Outro fator marcante da Escola de Chicago foi ter sido o maior pólo de realização de pesquisas de campo marcadas pelo forte