Escola de Atenas
1° EM
Alexandre-Alcebíades
Não há certeza quanto à identidade de todos os personagens retratados em A Escola de Atenas, uma vez que Rafael Sanzio não deixou informações a respeito dos personagens da obra. Assim, os filósofos e as personalidades históricas representados podem ser distinguidos uns dos outros pelos aspectos apresentados na obra.
Acredita-se que a figura em questão trata-se de Alexandre, o Grande (336-333 a.C.), rei da Macedônia, ou de Alcebíades (450-404 a.C.), general e político ateniense. Alexandre foi discípulo do filósofo Aristóteles, que aparece ao centro da imagem, segurando a obra A Ética.
Já Alcebíades teria sido discípulo de Sócrates (469-399 a.C.), que aparece com uma túnica verde-oliva, dialogando no mesmo círculo de pessoas que o general ateniense. Como a imagem em questão foi retratada como se dialogasse com Sócrates, supõe-se que corresponda mesmo a Alcebíades, uma vez que Alexandre não teria chegado a conhecer tal filósofo.
Anacreonte
Viveu entre 582e 485 a.C. e foi um poeta grego Antigo, nascido em Teos, Jônia. Fez parte da corte de Polícrates de Samos. Mais tarde, teria vivido em Atenas e servido no exército contra a invasão do príncipe persa Ciro, o Grande. Sua música e poesia influenciaram muitos poetas latinos, italianos e ingleses. Na obra A Escola de Atenas, Anacreonte é pintado como um discípulo de Pitágoras de Samos (c. 580/78-497/6 a.C.), segurando a tábua na qual há um diagrama representando os intervalos musicais: diapasão, diapente e diatessarão. Abaixo do diagrama, há a representação do tetractys.
Anaximandro–Empédocles-Boécio
Não há certeza quanto à identidade de todos os personagens retratados em A Escola de Atenas, uma vez que Rafael Sanzio não deixou informações a respeito dos personagens da obra. Assim, os filósofos e as personalidades históricas retratados podem ser distinguidos uns dos outros pelos elementos apresentados na obra.
Acredita-se