Cúpula ilusionísta S.Ignazio – Roma / Teatro Olímpico / Scuola di Atene (escola de Atenas)
397 palavras
2 páginas
Cúpula ilusionísta S.Ignazio – Roma Andrea Pozzo era arquitecto e crítico de arte italiana. Foi muito conhecido por seus grandiosos afrescos usando a técnica ilusionística chamada quadratura, na qual a arquitectura e fantasia se misturam. Criava perspectivas quiméricas em afrescos da cúpula, o abside e o tecto da Igreja Jesuíta de Santo Inácio, em Roma, é uma das mais notáveis criações da Roma Barroca, e guiou por várias gerações o estilo de decoração interna. Em 1685 na parte plana do tecto ele pintou uma alegoria, em perspectiva, celebrando o espírito destemido de dois séculos de missionários Jesuítas intrépidos e apostólicos.
Na minha opinião esta pintura muito interessante e impressionante, pelo facto da percepção da dimensão da pintura. O aspecto mais importante é que dependendo do angulo em que observa-mos a pintura reparamos (no local), qua as janelas na cúpula abrem e fecham.
Teatro Olímpico
Teatro Olímpico é um teatro em Vicenza, norte da Itália: construído em 1580-1585, é o teatro mais antigo do mundo. O teatro foi o projecto final do Renascimento italiano projectado pela arquitecta Andrea Palladio e não foi concluído. O trompe-l'oeil que faz cenário no palco, projectado por Vincenzo Scamozzi, para dar a aparência de longas ruas e de um horizonte distante, foi pintado em 1585 para a primeira apresentação realizada no teatro.
Na minha opinião esta pintura é realmente impressionante porque transmite mesmo a sensação de que poderíamos atravessar o cenário. O aspecto mais relevante é que a pintura não foi terminada por causa da sua morte.
Scuola di Atene (escola de Atenas)
A "Escola de Atenas", afresco de Rafael Sanzio da Urbino foi pintado em 1508 - 1511, que está localizado na "sala da assinatura" dos Museus do Vaticano, em Roma, não é apenas uma obra-prima da Renascença bonita, mas também uma grande obra simbólica. A “Escola de Atenas” é dedicada à filosofia e retrata os grandes filósofos, matemáticos e outros grandes nomes da antiguidade que