Escola de atenas
1- A escola de Atenas -Fresco -500 cm × 700 cm - Câmara da assinatura no Palácio do Vaticano, Roma. Produzida entre 1510 e 1511 -Obra de Rafael, encomendada pelo Vaticano
2- Rafael representa n’A escola de Atenas uma das quatro disciplinas mais importantes da época: Teologia, a Filosofia, a Poesia e a Jurisprudência. Platão havia fundado uma academia para os estudos científicos e filosóficos. Esta academia tornou-se num símbolo da busca racional da verdade. Assim, Rafael, representa na escola de Atenas a continuidade do pensamento da academia de Platão.
3- No centro da obra encontram-se Platão e Aristóteles. Platão tem na mão a sua obra Timaeus, e aponta sua mão direita para cima. Aristóteles encontra-se com a sua obra Ética na mão direita apontada para o chão.
Na parte inferior da obra encontra-se Pitágoras usando vestes rosa e brancas e rosa e com uma tabuleta na mão. Também aí se encontra Euclides manuseando um compasso. Este usa roupagens avermelhadas. Nesta parte da obra encontra-se ainda Heráclito debruçado sobre um bloco de mármore.
Do lado esquerdo da escola da obra Zeno de Elea, por detrás da estátua do menino. Do lado direito vemos Ptolomeu, de costas, segurando um globo terreste. 4- A obra orienta-se sobre a perspetiva dada pelo ponto de fuga situado entre Platão e Aristóteles. 5- Esta é uma obra renascentista dado que podemos observar a utilização das leis da perspetiva, a procura do equilíbrio e a proporcionalidade na medida humana, simetria, realismo. A recente técnica de Sfumato, o naturalismo nos gestos, das atitudes e das expressões das personagens, assim como da natureza. 6- Existem várias interpretações para esta obra, sendo uma delas que Rafael exprime o que a seu ver seria a educação que devia ser dada: as pessoas encontram-se para conversar, discutir e refletir sobre novas maneiras de pensar, criar,