Escola de arte guignard - arquitetura e urbanismo
SISTEMA ESTRUTURAIS
Exercício 3: Análise de edifício em Belo Horizonte
Grupo A – Escola Guignard
Análise arquitetônica de uma edificação com interesse cultural na cidade de Belo Horizonte. Apresentado na disciplina Sistemas Estruturais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo – Instituto Politécnico do Centro Universitário UNA.
Professor: Pedrosvaldo Caram dos Santos
"...O Brasil ainda não descobriu a linguagem do aço, nós ainda trabalhamos com um linguajar importado. Vamos lá fora ver o high-tech de Richard Roger, de Renzo Piano, dos arquitetos japoneses e tentamos reproduzi-lo. Ora, aqui a minha serra é de ferro, meu chão é de ferro. Eu tenho que tentar traduzir minhas necessidades interiores numa estética que ganhe corpo no edifício e que fale sobre as relações entre as pessoas, sobre o jeito como as pessoas se tratam, sobre as festas daqui... O projeto da Escola Guignard tem um movimento que lembra um trem mineiro, mas traz também a referência ao afloramento: para trabalhar um projeto numa região montanhosa não se pode desenhar um plano; ao contrário, a declividade é um dado fundamental de projeto. E a paisagem ao redor mostra a vegetação arbustiva e alguns afloramentos rochosos espalhados. A escola é um edifício de aço que aflora de uma montanha de ferro ..."
Gustavo Penna
Belo Horizonte
JUN / 2012
Exercício 3: Análise de edifício em Belo Horizonte
Apresentação: 22/06/2012
Entrega: 29/06/2012 Grupo A – Escola Guignard 1. Ficha Técnica do edifício
Localização: Rua Ascânio Bulamarqui, Belo Horizonte-MG
Proprietário: Escola Guignard - Universidade Estadual de Minas Gerais.
Contratante: Diretoria de Obras Especiais do Deop-MG
Arquiteto: Gustavo Penna Arquiteto & Associados.
Colaboradores: Adalgisa L Mesquita, Afonso Walace Oliveira, Delio M.B. Cardoso, João Batista de Assis; Fernanda Arruda Guillen, Norberto Bambozzi, Osmar Fonseca Barros.
Calculista: Leme Engenharia (eng. Paulo Marcio