Sintese do Movimento Modernista
JK: POLÍTICA, ARTE E ARQUITETURA –
UMA EXPERIÊNCIA MODERNISTA*
JK: POLITICS, ART AND ARCHITECTURE – A MODERNIST EXPERIENCE
Cláudio Listher Marques Bahia**
RESUMO
Em Belo Horizonte, o Modernismo só tornou-se pleno, enquanto movimento cultural, através de suas manifestações diversas como as artes, a arquitetura e a política, a partir dos anos de 1940, quando a população belohorizontina tomou conhecimento de que ela própria já se encontrava em meio a um processo veloz de transformação, de uma estrutura quase provinciana para uma sociedade moderna baseada no plano político de JK, firmado na industrialização, no consumismo e na consolidação urbana. Em
Kubitschek, a discussão sobre a modernidade sempre foi uma forma de tomar consciência do nosso próprio destino, o que fez com que ela estivesse intimamente associada à discussão sobre a nossa própria identidade.
Palavras-chave: Modernismo; Belo Horizonte; Juscelino Kubitschek; Arquitetura modernista.
ABSTRACT
Modernism in Belo Horizonte became a complete cultural movement throught different manifestations such arts, architecture and politics only in the 40s, when people recognized themselves within a fast process of transformation from an almost provincial structure to a modern society based on JK’s political plan, based on industrialization, consume and urban consolidation. With Kubistchek, the debate on modernity has always been a manner of being aware of one’s own destiny, which made it intimately associated to the discussion of one’s own identity.
Key words: Modernism; Belo Horizonte; Juscelino Kubitschek; Modern architecture. *
Artigo extraído da dissertação O edifício: fato cultural da arquitetura modernista de Belo Horizonte. Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, out./2001.
**
Arquiteto Urbanista, professor e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUCMinas. Mestre em Arquitetura e Urbanismo – EAUFMG,