Fisica experimental: histograma
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
KAUE BATISTA ANDRADE
JOSÉ RYAN MARQUES DE OLIVEIRA
ENG. MECÂNICA - P 017
EXPERIMENTO II : REPRESENTAÇÃO DE MEDIDAS COM HISTOGRAMAS
ILHÉUS-BAHIA
2014
SUMÁRIO
1 Introdução
A experiência de representação de medidas em histogramas foi realizada com palitos, em que medidas de diâmetro foram tiradas do palito com o aparelho micrômetro. Com o objetivo de mostrar que grandes quantidades de medidas do diâmetro irão resultar numa distribuição em torno de um valor médio. Foram calculados os intervalos da distribuição dos diâmetros, para que fosse feito o histograma das distribuições. Em qualquer trabalho científico que envolva estatísticas, é comum que os resultados sejam expostos por meio de histogramas, de forma a facilitar o entendimento de qualquer pessoa que vier a analisar o trabalho.
2 Metodologia
Na experiência utilizando o micrômetro, foram realizadas medidas com 500 palitos de madeira, sendo ao todo realizadas 100 medidas de diâmetro, que eram retirados da amostra no recipiente, e devolvido ao mesmo após serem realizadas as medidas. As medidas foram anotadas em uma tabela na mesma ordem em que foram coletadas.
As equações utilizadas foram:
Media de µ: Equação (1)
Desvio Padrão amostral σ:
, Equação (2)
Desvio Padrão do Valor Médio :
, Equação (3)
Incerteza da Média :
, Equação (4)
Equação para classes:
, Equação (5)
Freqüência relativa:
, Equação (6)
Esse processo foi realizado com as somatórias das medidas dos 100 palitos, com as medidas dos 50, 25 e 10 primeiros palitos.
3 Equipamentos e suas especificações
Micrômetro. Resolução 0,01mm.
Palitos de madeira.
4 Apresentação de dados
- Tabelas di = diâmetro d = valor médio
4.1 Resultados para 100 medidas
A seguir, estão apresentados na Tabela 1 os valores aferidos dos diâmetros dos palitos medidos com um micrômetro. Onde di representa o