Biosegurança em salões
Biossegurança em salões de manicure e pedicure
Manaus/AM
2012
DANIELE LOPES GUIMARÃES
ELINY KERLEN SANTOS MENDONÇA
JOSILENE DA SILVA
Biossegurança em salões de manicure e pedicure
Trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia em Estética e Cosmética a ser apresentado à banca examinadora para obtenção de Diploma em Tecnólogo em Estética e Cosmética no Centro Universitário do Norte – UNINORTE.
Orientadora:
Manaus/AM
2012
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em um Salão de Beleza onde oferece serviços de manicura e pedicura imaginamos um espaço que tenha comodidade, conforto, confiança e segurança para realização do trabalho do profissional. Porém para que isso ocorra é necessário que o profissional tenha conhecimento de algumas medidas que deverão ser tomadas, como forma de garantir a saúde mental e física daqueles que desfrutam do espaço como clientes ou profissionais. Atividades profissionais das manicuras e pedicures estão diretamente ligadas ao contato corporal, por este motivo existem diversas possibilidades de se contrair infecção microbiológica, que coloque em risco a saúde do profissional e/ou do cliente.
O controle de infecções é do interesse de todos os envolvidos no ambiente do Salão, portanto, uma obrigação coletiva, que busca controlar contaminações presentes nos espaços e nos procedimentos.
A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Na relação entre profissional e cliente podem ocorrer riscos, deste o cumprimento pelas mãos até um espirro ou contato com alguma superfície contaminada.
Devido à grande demanda do segmento de beleza, a preocupação com a segurança na relação do não contágio de serviço prestado, é uma atitude que configura maior credibilidade ao profissional.
A assepsia é fundamental para o trabalho dos profissionais na área da estética tanto nas mãos, quando as roupas e materiais ou aparelhos dispostos no salão. Assim,