Escola classica adm
Introdução
A escola clássica nasce na França com H.Fayol. Sua grande obra: “Administração geral e industrial” contempla uma nova mentalidade a respeito da Administração. Vocês viram que para Taylor, a administração estava focada basicamente na área de produção (chão-de-fábrica), ou seja, na parte operacional. Fayol amplia o enfoque inicial da “Administração Científica” e passa a abordar outras funções da empresa.
Por quê a Teoria Clássica é importante até hoje?
Enquanto a Administração Científica priorizou o chão-de-fábrica, Fayol, ao assumir o cargo de diretor geral de uma mineradora Francesa em 1888, utiliza uma abordagem diferenciada que também leva à eficiência. Em contraposição a Taylor, Fayol não se prende à parte da produção, mas aborda outras “funções da empresa” (hoje departamentos da empresa). Para Fayol, a eficiência não nasce apenas do chão-de-fábrica ou da área da produção, mas deve se originar da “estrutura” da empresa. Assim, Fayol se preocupa com outras funções da empresa tais como: comercial, financeira, contábil, segurança e administrativa. Para a Teoria Clássica, a função administrativa é a mais importante e contempla o processo de prever, organizar, dirigir, controlar e comandar. Além disso, os princípios de Fayol são válidos ainda hoje e se forem realmente aplicados, evitariam uma série de problemas tais como o assédio moral, a falta de transparência e escandâ-los corporativos da magnitude da Enron nos EUA. Vocês conhecem este escândalo? Não deixem de fazer uma pesquisa individual. Vejam a nova lei Sarbanes-Oxley nas empresas de hoje...não seria ela uma retomada aos princípios de Fayol: ordem, disciplina, subordinação do interesse individual ao interesse geral, etc.
As funções da empresa para Fayol
Para Fayol, toda empresa tem seis funções. São elas: comercial, financeira, administração, segurança, contabilidade e técnica. Vejam que para a Administração Científica, a única