Escola burocratica
Falecido em 1920, este sociólogo alemão e economista político começou a sua carreira como advogado e tornou-se mais tarde professor de Economia nas Universidades de Freiburg, Heidelberg e Munique.
O seu livro mais lido continua a ser a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, uma teoria incisiva que relacionou os imperativos morais protestantes, nomeadamente calvinistas, e o advento do capitalismo.
Max Weber garantiu um lugar cativo na história da gestão devido à sua teoria da burocracia, que assenta nos princípios da hierarquia e da autoridade de comando como a forma de organização estrutural ideal para todas as empresas.
Os Conceitos de Ação Humana A ação, qualquer que seja, implica uma visão ética. Toda ação está embutida de valores e compaixões entre os atores sociais.
Divide-se em racional no tocante aos fins; racional no tocante aos valores; a afetiva e a tradicional. A ação social afetiva e a tradicional são respectivamente, determinadas por estados emotivos ou sentimentais e por costumes, sendo nula ou escassa a avaliação sistemática de suas consequências.
Ação racional no tocante aos fins – é sistemática, consciente, calculada, atenta ao imperativo de adequar condições e meios a fins deliberadamente elegidos (ética da responsabilidade).
Ação racional no tocante aos valores – é uma forte portadora da consciência sistemática de sua intencionalidade, visto que é ditada pelo mérito intrínseco do valor ou dos valores que a inspiram, bem como é indiferente aos seus resultados (ética do valor absoluto).
Refere-se aos fenômenos que se podem observar na realidade, tornando, desta forma, algo concreto em situação particular. Deveria assegurar a estabilidade, a previsibilidade e a padronização de comportamento, visando à máxima eficiência a partir de dimensões e suas características.
1.
Normas e regulamentos – são regras gerais que determinam os procedimentos formais, e definem como a organização deve