Escola ambiente de transformação.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Vivemos em um tempo de mudanças constantes dos valores sociais, econômicos e políticos. Entretanto, ainda hoje se debate o tema preconceito e discriminação. Questões de como diminuir este conceito tão atrasado, como transformar velhos paradigmas em novos horizontes, ainda tem sido uma barreira a ser derribada. Tal transformação de ideias inicia-se no meio escolar uma ferramenta, ou a ferramenta de transformação humana. Tudo que se refere ao campo do entendimento e compreensão de mundo deve ser manifestado na escola pelo professor, ou seja, pelo profissional da educação. Trataremos sobre este assunto tão complexo, que envolve valores familiares, sócios regionais, religiosos e da própria experiência vivida por cada indivíduo, levando a cada aluno a uma compreensão ampla do outro lado. Teremos apoio da psicologia, e conceitos pedagógicos, para nortearmos uma estratégia mais adequada possível, a fim de alcançar o objetivo favorável de igualdade e respeito mútuo.
DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas mais primitivas, o preconceito e a discriminação têm sido uma marca negativa de uma estrutura organizada chamada sociedade, na qual podemos utilizar como o exemplo da história de nossa nação, que diante tantos tipos de preconceitos e discriminações, foi marcada pela racial, onde muitos afrodescendentes sofreram e muitos sofrem até a atualidade.
Durante cinco séculos consecutivos, negros, mulatos, indígenas, judeus e ciganos, uns mais, outros menos, foram discriminados pelo homem branco cristão. Foram, em momentos distintos e sob diferentes justificativas, tratados como seres inferiores,