EO Resumo Fund
A escola de aprendizado, que está vinculada à falta de um processo mais racional de elaboração de estratégias, limitando-se aos fatos que levam a um posicionamento estratégico.
A estratégia emergente é uma nova visão no contexto em estudo pois tem foco no aprendizado no processo e não o controle ou só os resultados adquiridos.
Vamos destacar as principais premissas da escola de aprendizado:
A natureza complexa das organizações, com suas múltiplas variáveis e múltiplos agentes, não favorece o processo sistematizado de formulação e aplicação de estratégias;
O aprendizado da organização é de todo o seu sistema, de todos os envolvidos, não só do líder, embora seja dele que muitas vezes é cobrado o aprendizado estratégico. (considerando, inclusive, o princípio da “racionalidade limitada” da ação)
Decorrente disto, o papel da liderança passa a ser não de formular estratégias, mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico que pode gerar novas estratégias;
Assim as estratégias tomam formas diferentes ao longo do tempo, primeiramente como padrões do passado, depois como planos para futuro e finalmente como perspectivas para guiar o comportamento geral.
Escola de poder
Essa escola fala de um aspecto relevante para o funcionamento das organizações, que são: o jogo de poder de influências e de política.
Quando nós falamos de influencia de poder, podemos falar em duas dimensões: o poder micro e o poder macro.
O poder micro: trata da questão do indivíduo dentro das organizações, em especial, os impactos do jogo de poder comumente praticado por eles.
O poder macro: que fala da questão da influência do poder dentro das organizações no seu meio, no seu ambiente de relacionamentos.
O Poder Micro é um ponto muito importante e muito presente, interferindo sensivelmente nas estratégias.
É importante destacar alguns conjuntos de jogos políticos:
Jogo de insurgência, Jogo de contra-insurgência, Jogo de patrocínio, Jogo de formação de