ARTIGO VIOL NCIA CONTRA A MULHER FATOS E CONTEXTOS DE BO
DOI: 10.5205/reuol.5221-43270-1-RV.0901supl201505
Costa CTS, Oliveira EN, Costa SSousa et al.
Violência contra a mulher: fatos e contextos de boletins...
ARTIGO ORIGINAL
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: FATOS E CONTEXTOS DE BOLETINS DE
OCORRÊNCIAS
VIOLENCE AGAINST WOMEN: FACTS AND CONTEXTS OF POLICE REPORTS
VIOLENCIA CONTRA LA MUJER: HECHOS Y CONTEXTOS DE DENUNCIAS POLICIALES
Cibelle Tiphane de Sousa Costa1, Eliany Nazaré Oliveira2, Silvinha de Sousa Costa3, Tamires Alexandre Félix4,
Suzana Mara Cordeiro Eloia5, Francisco Diogenes dos Santos6
RESUMO
Objetivo: analisar os contextos e fatos envolvidos nos boletins de ocorrências de mulheres vítimas de violência na Delegacia de Defesa da Mulher. Método: estudo documental, retrospectivo transversal, com abordagem quantitativa, realizado a partir dos boletins de ocorrência das denúncias de mulheres vítimas de violência no Município de Sobral (CE) em 2009. Os dados foram processados pelos programas Excel e SPSS-13 e apresentados em tabelas e uma figura. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados: observou-se que as principais vítimas de violência tinham de 31 a 40 anos de idade, ensino fundamental incompleto, cerca de dois filhos e união estável com o agressor no momento da agressão. Na maioria dos casos, a violência tinha ocorrido pelo uso de álcool por parte do agressor. A violência psicológica constituiu a maioria com 84% dos casos, seguida da física com 57,5%. Conclusão: a detecção de casos, seu acolhimento e resposta do serviço requerem especificidade de abordagem para que esta violência possa emergir para além da denuncia. Descritores: Violência; Mulher; Saúde Pública.
ABSTRACT
Objective: to assess the contexts and facts involved in police reports filed by women victims of violence at
Women's Defense Police Stations. Method: documentary, retrospective, and cross-sectional study with quantitative approach carried out using the police reports filed by women victims of