Escola alemã
Idade Contemporânea: A ginástica, no entanto, como modalidade esportiva no aproveitamento dos exercícios físicos só começa a aparecer na Europa em meados do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau ( 1712-1778 ) tem seu nome ligado ao reaparecimento da cultura física como fator de educação. Em seu Émile ( 1762; Emílio ) afirma:
Se deseja cultivar a inteligência de seu aluno, cultive as forças que devem regê-la. Exercite seu corpo continuamente. Faça-o forte e são, para que possa fazê-lo inteligente e racional. Deixe-o trabalhar, correr, gritar. Deixe-o sempre em movimento. Deixe-o ser homem de vigor e, pronto, será racional.
Despertou na Europa, nessa época, o interesse pela ginástica, em torno da qual se criaram quatro escolas principais: a inglesa, a alemã, a sueca e a francesa.
A Escola Alemã
Na Alemanha, a ginástica surge para atingir as finalidades apontadas anteriormente, particularmente a da defesa da pátria, uma vez que, este país, no início do século XIX, não havia ainda realizado a sua unidade territorial. Era preciso, portanto, criar um forte espírito nacionalista para atingir a unidade, que seria conseguida com homens e