Esclerose lateral amiotrofica
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de Psicologia
Estudo, Causas e Prognóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica.
Ana Paula B. Roque RA A633CB- 0 Jacqueline Guilherme Lilian Samantha Apª Destito RA A6352F-1 Susan
Disciplina: Neurofisilogia
Docente Responsável: Profª Marina Vianna
Ribeirão Preto
Setembro – 2011
ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA - (ELA)
O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica:
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença (conjuntos de sinais e sintomas), fatal e neurodegenerativa que afeta as estruturas cerebrais.
Pela etimologia da palavra, esclerose significa rigidez, endurecimento. Lateral devido à ocorrência do problema em células que se encontram localizadas em um dos lados da medula espinhal, e amiotrófica, significa “ausência de alimentação muscular” que caracteriza a atrofia da musculatura, e a diminuição no seu volume.
Foram descritos alguns sintomas da doença pela primeira vez em 1869 pelo neurologista francês Jean-Martin Charcot (Paris, 1825 — Morvan, 1893), por isso a doença também pode ser encontrada com o nome de Doença de Chacot em função do médico que à descobriu.
No Brasil, a ELA chega a afetar 2.500 pessoas por ano, e nos Estados Unidos, um índice de aproximadamente 8 casos para cada 100.00 habitantes.
Alguns médicos acreditam que o número de casos vem aumentando nos últimos anos, outos atribuem o aparecimento de novos casos a uma melhor tecnologia de diagnóstico.
Atuação da doença:
A Esclerose Lateral Amiotrófica afeta os neurônios motores superiores e