Desenvolvimento economico local
ADMINISTRAÇÃO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Produção textual individual das disciplinas integradas ao 1° semestre do curso de administração. Apresentado à Universidade Norte Paraná- UNOPAR.
Santa Luzia Resumo
O fordismo se configurou como o modelo de desenvolvimento seguido pelos principais países capitalistas desenvolvidos no pós-guerra, possibilitando um crescimento econômico sem precedentes na história do capitalismo e a constituição de sociedades de bem-estar-social, principalmente nos países desenvolvidos da Europa. Todavia, o modelo de desenvolvimento entrou em crise no início da década de 1970, engendrando um movimento de reestruturação capitalista, assentado na globalização/mundialização econômica e financeira, na hegemonia das políticas neoliberais e no advento da Terceira Revolução Industrial e Tecnológica. Em substituição ao modelo fordista emergiu uma nova forma de gestão do processo produtivo e das relações de trabalho, denominada acumulação flexível de capital. A análise da base produtiva local tem como objetivo, a compreensão das transformações ou continuidades no padrão técnico-produtivo nos últimos anos, como forma de confirmar a hipótese de que não houve mudanças significativas no conteúdo dos postos de trabalho e nas relações de trabalho que reforçassem a exigência cada vez maior de escolaridade e qualificação para a contratação ou permanência no emprego por parte dos trabalhadores.
Palavra-chave: reestruturação capitalista e crise dos estados, desenvolvimento econômico. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------- 5 Reestruturação capitalista e a crise dos estados