Escavação e arqueologia do corpo....
Introdução.............................................................................................................. 2
Grécia e Roma antiga ......................................................................................... 3
Cristianismo ........................................................................................................... 4
Idade Media ......................................................................................................... 5
Renascimento ....................................................................................................... 6
Sistema Capitalista ............................................................................................... 7
Conclusão ............................................................................................................. 8
INTRODUÇÃO
Em Escavações da Arqueologia do Corpo vamos abordar com base no modo de vida e na evolução do processo cultural nas diferentes épocas, a relação do homem com o corpo, seus significados e tratamento e quanto o lado espiritual se sobrepunha e influenciava o desenvolvimento corpóreo do homem.
Ainda bastante encravado no pensamento contemporâneo, o corpo foi renegado, rebaixado, na construção de um homem abstrato, feito de idéias, sentimentos e valores no decorrer do tempo, onde poderemos ver e compreender, algumas atitudes que temos decorrente de uma filosofia cultural histórica imposta.
Grécia
Os gregos já davam maior importância a elaboração mental do que o trabalho braçal e era fator determinante na identificação na classe social do individuo.
Os Nobres, eram cidadãos ociosos e a massa escrava a de trabalhadores que tinha todo o desgaste da labuta diária e era considerado distante do homem ideal.
A visão do homem ideal, busca o crescimento do espírito, das idéias no sentido platônico de um mundo abstrato perfeito, no qual a realidade seria apenas um reflexo mal acabado.
Nessa época, as Olimpíadas se