RESENHA Arqueologia nas terras b blicas
CURRID, John D. Arqueologia nas terras bíblicas: um manual destinado a despertar o interesse e a paixão pelo tópico. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. 144 pp.
John D. Currid é membro do corpo docente do Reformed Theological Seminary e instrutor adjunto no Jerusalem Center for Biblical Sudies, e tem ensinado arqueologia a centenas de estudantes. Possui uma grande experiência nessa área, participando de importantes trabalhos de escavações no Oriente Médio como Cartago, Tell el-Hesi, Betsaida, e Lahav (como diretor do projeto agrícola). Entre suas publicações estão os livros Egypt and the Old Testament e Arqueologia nas Terras Bíblicas. O segundo é o objeto desta resenha.
É possível perceber pelo subtítulo do livro e o prefácio do autor, o objetivo claro da obra de Currid em despertar o interesse de seus leitores pelo assunto, portanto partindo do pressuposto de que os leitores não são iniciados no tema, Currid inicia o livro com três capítulos introdutórios (1-3). O capítulo 1 aborda: 1. a visão da ciência arqueológica para diferentes pessoas da sociedade atual, incluindo idéias ilusórias que costumam serem alimentadas a respeito do tema; 2. o autor trata de refutar tais idéias ao apresentar a definição prática da arqueologia moderna, que é desenvolvida a partir do relato da caminhada histórica da arqueologia; 3. no final do capítulo são apresentadas as divisões da arqueologia, os eventos históricos que marcaram a ciência, e uma visão básica da arqueologia da bíblia. No capitulo 2 o foco é o trabalho arqueológico na região da Palestina. Ao traçar uma rápida história da arqueologia na Palestina, citando o desenvolvimento da estratigrafia, Currid valoriza ao extremo as contribuições de Robinson e de Albright cada qual ao seu tempo, e finaliza o capítulo tratando dos dilemas religiosos e científicos, e do futuro da Arqueologia na Palestina. Percebe-se pela introdução do capítulo 3 do livro, que o objetivo do autor neste capítulo é situar o leitor em aspectos