arqueologia biblica
O estudo e a compreensão da Bíblia, além da orientação do Espírito Santo, que é um fato determinante no entendimento da revelação bíblica, são por outro lado, bastante substanciados pelas experiências da vida e das muitas descobertas feitas mediante as pesquisas da arqueologia e de outros estudos como a história, a astronomia etc. Acerca da Arqueologia, que é uma ciência histórica e social, e que temos como nosso alvo de investigação, analisar-se-á detalhadamente sua natureza, história, tipologia e metodologia científica, assim como suas principais descobertas definidas por técnicas peculiares e inter-relacionáveis com outras ciências, que proporcionam através de muitos resultados obtidos, um melhor esclarecimento dos fatos históricos da antiguidade, e principalmente dos escritos bíblicos quanto à sua formação e exposição como verdade divina.
I - NATUREZA CIENTÍFICA DA ARQUEOLOGIA
Por “natureza” entendemos como sendo o conjunto de propriedades que especifica a essência, tipo ou o caráter de um fato. Baseado nisto, descreveremos a Arqueologia através de suas propriedades peculiares e relacionáveis, definindo o que ela é e objetiva fazer como é próprio de toda ciência. Notemos abaixo tais propriedades:
1. Etimologia do Termo “ARQUEOLOGIA”
1.1. O termo “Arqueologia” deriva da palavra grega arkhaiología, que por sua vez, é oriunda de duas raízes gregas: arkhaíos (antigo, do começo) e logía (estudo, tratado). Outros cognatos: do fr. Archéologie; do ing. Archaeology; do esp. Arqueologia; do it. Archeologia etc.
1.2. Etimologicamente, pois o termo significa “estudo a respeito das antiguidades ou da história antiga em geral”; “uma descrição sistemática dos fatos relacionados ao começo da história”. Outros sentidos relacionados: “conhecimento dos primórdios”, “o relato das coisas antigas”, “ciência das antiguidades” e, de forma muito interessante, “a ciência do lixo”.
1.3. Os escritores clássicos usavam o termo “Arqueologia” para