Escatologia
Introdução Escatologia é o estudo das coisas ocultas, daquilo que está por detrás das cortinas. Em Daniel 9:24-27 encontramos o anjo falando a Daniel sobre as 70 semanas designadas por Deus sobre o povo de Israel e sobre a santa cidade: Jerusalém. Muitos acontecimentos escatológicos estão contidos nestas setenta semanas de Daniel. O anjo dividiu as setenta semanas em três períodos. Vamos estudar os três períodos das setenta semanas.
1º período – sete semanas
2º período – sessenta e duas semanas
3º período – uma semana As setenta semanas de anos, formando um total de 490 anos. Destas setenta semanas, sessenta e nove semanas já aconteceram no meio do povo de Israel. Resta apenas a última semana a se cumprir. Isto acontecerá após o arrebatamento da igreja, pois, esta última semana é a semana da Grande Tribulação.
Vamos então por etapas:
1º período – Sete Semanas São os quarenta e nove anos que foram gastos na reconstrução de Jerusalém com os seus muros. Desde a saída da ordem, disse o anjo a Daniel, até a conclusão da reconstrução, sete semanas, ou seja, 49 anos. Que ordem é esta? Esta ordem foi dada pelo rei Ciro, o homem que Deus levantou para reconstruir Jerusalém. E segundo a Bíblia, Ciro foi chamado de pastor e ungido de Deus. Deus o constituiu ministro para este importante negócio. Isaias 44:28, 45:1-14. Deus falou a respeito de Ciro 200 anos aproximadamente, antes dele nascer. Com a derrota do império babilônico através de Dario, regente de Ciro, o império Medo-Persa tomou conta de todo o mundo e Ciro deu liberdade religiosa às nações que ao seu império ficaram submissas, e dentre essas nações, Israel foi beneficiada. Entretanto, a Israel, não somente Ciro deu liberdade religiosa, mas também se compadeceu de uma Jerusalém destruída pelos imperadores que o antecederam e deu ordem para que toda Jerusalém com a casa de Deus e seus muros, fossem reconstruídos. (Esdras 1:1-11,