Escassez Mundial
Anderson Menezes de Carvalho
3 ano A matutino
O problema da escassez mundial de energia
Orientadora: Dilma
Trabalho entregue a professora com finalidade
De atribuir nota a II unidade
2015
Introdução
Atualmente o problema de escassez energética mundial vem se agravando cada vez mais, muitas pessoas não perceberam ainda esse problema, mas pouco a pouco a situação em que vivemos está ficando ainda mais alarmante. Para evitar os efeitos negativos da falta energética foram criados alguns pontos que servem como soluções pode ser mencionado como exemplo a busca por fontes de energia limpa e renováveis.
O problema de escassez mundial de energia
A produção e o consumo mundial de energia, são problemas que preocupam as nações porque ocorre de maneira desigual em todo o planeta.
O modelo energético adotado pelos países industrializados e em desenvolvimento é baseado no uso de recursos não renováveis e poluentes, como o petróleo. A crise energética mundial ocorre justamente porque há escassez progressiva desses recursos e uma grande pressão para que as emissões de tóxicos na atmosfera sejam diminuídas.
Buscam-se alternativas para manter o abastecimento de energia no mundo sem prejudicar o ambiente e sem depender de recursos combustíveis de outras nações, que poluam e que possam extinguir-se.
Uma questão importante é quanto às reservas de petróleo que se concentram no Oriente Médio, uma zona de conflito. Isso é considerado uma grande ameaça ao abastecimento mundial de energia. Crises iniciadas pela alta de preços ou a falta de distribuição do petróleo já ocorreram algumas vezes em diversos lugares do mundo.
Desde 1973, quando ocorreram gradativos e ilimitados aumentos no preço do petróleo, formou-se um consenso global sobre a necessidade de produção de energia a partir de outras fontes. O mundo reagiu de diversas formas à falta do óleo. O Brasil, por exemplo, iniciou