Escalas Geológicas e Origem do planeta
GCN 7000 – INTRODUÇÃO A OCEANOGRAFIA
TURMA: 01333
PROFESSOR: RODRIGO NASCIMENTO E SILVA
1. ESCALAS GEOLÓGICAS
Tabela 1. Escalas Geológicas (PENA, R.)
O planeta Terra tem aproximadamente 4,54 bilhões de anos. Para simplificar o estudo e compreenção do processo de evolução e mudanças do planeta, os cientistas dividiram esse tempo em intervalos menores, unidade cronoestratigráficas.
Tais unidades são éons, eras, períodos, épocas e idades.
O primeiro éon Arqueano e marca o surgimento e formação dos planetas do sistema solar. Durante o éon surgem as primeiras formas de vida, microbactérias procariontes muito primitivas. Os continentes ainda estavam em formação assim como os mares e atmosfera, que era muito rica em dióxido de carbono.
O éon proterozóico datado de cerca de 2,5 bilhões de anos atrás , é dividido em três eras: Paleoproterozóico (surgiram os primeiros seres eucariontes), Mesoproterozóico (era em que se formou o supercontinente Rodínia e surgiu a reprodução animal sexuada) e a era Neoproterozóico (surgem os primeiros animais multicelulares marinhos e termina o éon Proterozóico).
Iniciado há 542 milhões de anos, o éon Fanerozóico (vida visível) marca a explosão das formas de vida ao redor do planeta. Todas as evoluções de relevo e de vida na Terra que conhecemos aconteceram nos quinhentos milhões de anos que se passaram. Assim como o proterozóico, é dividido em três grandes eras:
PALEOZÓICO: durou 291 milhões de anos e está dividida em seis períodos geológicos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano, do mais antigo para o mais recente. Nesse período surgem os peixes de água doce, criam-se florestas, jazidas de carvão, insetos e anfíos.
Vários grupos de animais, como os trilobitas, e de plantas só viveram durante a era Paleozóica.
MESOZÓICO: compreendida entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás e que possui os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Era conhecida