Eras geológicas
Talitha Barbiero e Monique Pinheiro.
Trabalho de geografia
Eras geológicas
São Paulo
2012
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Capítulo 1
Capítulo 2
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Caro leitor, no conteúdo deste trabalho, abordaremos o tema Eras geológicas, explicando de maneira mais precisa e objetiva possível. Esclarecendo perguntas como: O que é era geológica? Como é medida? Como são suas divisões? Entre outras.
Sabemos que o que estuda as eras geológicas é a geologia, ciência que estuda o mundo no modo geral, inclusive sua formação.
Ao longo do trabalho, além de informações, também será importante observar a estrutura racional empregada, demonstrando o quão é importante o conhecimento dessas eras geológicas.
Desenvolvimento
A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra. É uma estrutura constituída por cerca de 200 bilhões de estrelas e tem uma massa de cerca de 750 bilhões e um trilhão de massas solares.
A Terra foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, quando o Universo já beirava os 10,7 bilhões de anos e a Via Láctea, já existia há pelo menos 5,7 bilhões de anos.
Ao longo desse tempo, ela sofreu uma série de transformações que deixaram marcas bem definidas nas rochas o que permite dividir a sua história numa Escala Geológica de Tempo.
A origem, a formação e as contínuas transformações da Terra, assim como dos materiais orgânicos que a constituem, são estudadas pela Geologia, e que divide a história do planeta em eras geológicas. Essas eras correspondem a grandes intervalos de tempo divididos em períodos.
As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
Desde a origem da terra, idade estimada em cerca de 4,6 bilhões de anos, a mesma do sistema solar, calculada a partir do estudo de meteoritos, passaram-se quatro Eras. Da mais antiga a mais recente são: Pré-cambriana, Paleozóica, Mesozóica e a Cenozóica.
As eras, por sua