Sistema solar
Nomes:
Turma: 201 Profª
Trabalho de Física
O sol
O sol é uma esfera de gases incandescentes em virtude das reações termonucleares que ocorrem em seu interior. Estima-se que a temperatura de seu centro seja aproximadamente 14 000 000°C, enquanto a de sua superfície seria de 6 000°C. Seu volume é cerca de 1,3 milhões de vezes o volume da Terra.
A alternância dos dias, das noites e das estações é a primeira das relações entre o sol, a Terra e seu clima. A energia luminosa vinda do sol entra no vindo através da fotossíntese. As algas e plantas captam a energia da luz e a convertem em energia química, que fica armazenada nas moléculas orgânicas. Toda essa energia armazenada nas algas e plantas será transportada para os animais que a consumirem, formando assim, uma cadeia alimentar.
O sol também pode ser uma fonte de energia, a energia solar é mais vantajosa do que a energia suja por que é uma fonte totalmente limpa e renovável, não poluem durante o uso, e em países tropicais como o Brasil a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. As energias sujas são causa direta de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade, porém existe uma variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climática, e a noite não haveria produção alguma.
Na poesia, o sol significa o Poder, o centro de tudo, divindade. Como por exemplo nesse poema, com autoria do Faraó Amenófis IV.
"Tu és belo no céu... oh! Sol vivo!
Quando te levantas a leste
Enches todas as terras com tua beleza,
Porque és belo, és grande e brilhas acima da Terra.
Teus raios beijam os povos e tuas criações.
Tu és deus e nos seduziste a todos.
Tu nos impuseste os liames de teu amor, e, ainda que longe, teus raios atingem a Terra e, ainda que alto, teus passos marcam o dia.
Dás alento e fazes viver tudo o que criaste; quando a criança nasce lhe dás a palavra e crias