Trabalho de metodologia
UnilesteMG
Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção
HEDER RENARD CALDAS FERREIRA
RÔMULO SOUYZA SILVA
AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE TRABALHADORES AO RUÍDO
Coronel Fabriciano 2012
HEDER RENARD CALDAS FERREIRA
RÔMULO SOUYZA SILVA
AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES AO RUÍDO
Avaliação de Metodologia Científica do programa do Centro Universitário do Leste de Minas Professora: Carla de Aredes Brum
Coronel Fabriciano
2012
RESUMO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 METODOLOGIA 5
3 RESULTADOS 6
4 DISCUSSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
O ruído é o agente físico nocivo mais comum encontrado no ambiente de trabalho 1,2,3. Pela alta prevalência da exposição a intensidades deletérias à audição em torno de 15% dos trabalhadores de países desenvolvidos, segundo a Organização Mundial da Saúde 4 constitui-se em um importante agravo à saúde dos trabalhadores em todo o mundo.
A exposição ocupacional ao ruído intenso está associada a várias manifestações sistêmicas, tais como elevação do nível geral de vigilância, aceleração da freqüência cardíaca e respiratória, alteração da pressão arterial e da função intestinal, dilatação das pupilas, aumento do tônus muscular, aumento da produção de hormônios tireoidianos e estresse 5,6. Há também referências na literatura apontando associação possivelmente causal entre exposição ocupacional a ruído e acidentes do trabalho 7,8,9,10,11,12,13.
No ouvido, a exposição ocupacional ao ruído intenso lesa as células ciliares do órgão de Corti, causando perda